16 janeiro 2015

Frederico Füllgraf - Ano Novo - Mensagem aos leitores


Fotografia: F. Füllgraf


Meu sincero agradecimento a todos os leitores - antigos, frequentes e acidentais - por sua fidelidade ao Füllgrafianas ao longo de 2014.

Minhas não menos sinceras desculpas aos que do blog esperavam reação imediata à atualidade política e aos que, mais introspectivos, alimentaram expectativas quanto ao seu aprimoramento cultural.

Aqui registro o compromisso editorial: misto de palco político e artístico-cultural, ao longo de 2015, o blog sofrerá ajustes em sua formatação e conteúdo para melhor atender aos seus leitores em todo o mundo.

"Todo mundo" não é descuido de linguagem, por desleixo ou exagero: monitorado pelo sistema de registro de origem, Füllgrafianas tem leitores em todos os continentes, acompanhado em aproximadamente 25 países e lido, mediante auxílio de (rudimentar) tradução online, em pelo menos 20 idiomas, incluindo o russo, o árabe e o mandarim.

De março de 2010, data de lançamento do blog, a 31 de dezembro de 2014, o ranking dos países mais conectados é:

1 – Brasil
2 – Estados Unidos
3 – Alemanha
4 – Chile
5 – Portugal
6 – Rússia
7 - Argentina
8 – França
9 – Espanha
10 - Ucrânia

A todos os estimados leitores, um Ano Novo abençoado - iluminado, fraterno e justo.

Frederico Füllgraf

Manoel de Andrade - Poetas não morrem


Neste mês de janeiro são lembrados na Nicarágua os 45 anos da morte do poeta e combatente sandinista Leonel Rugama e, no Peru, os 73 anos do nascimento do poeta e guerrilheiro Javier Heraud.

Mortos respectivamente aos 20 e 21 anos, Heraud e Rugama são os exemplos mais precoces, na América Latina, de poetas que caíram em combate, dando a vida por um sonho.